quarta-feira, 18 de julho de 2012

Yayoi Kusama


ARTE 

Considerada uma das maiores artistas pop japonesas, essa senhora de 83 anos já trabalhou, ao longo de sua carreira, com pinturas, colagens, performances, esculturas e instalações ambientais, sempre imprimindo o seu estilo com cores psicodélicas e a repetição de padrões circulares.



Influenciada por artistas contemporâneos como Andy Warhol e Claes Oldenburg, Yayoi Kusama já recebeu inúmeros prêmios, retrospectivas em grandes museus (Tate Modern – Londres, Centre Pompidou – Paris e Whitney Museum – NYC) e em 2008 a Christies de Nova York vendeu uma obra dela por $ 5.1 milhões, até então um recorde para um artista vivo do sexo feminino.

Obras da Artista
A última novidade na carreira de Yayoi Kusama é uma parceria com a Louis Vuitton, uma coleção chamada “Infinitely Kusama” que conta com sapatos, bolsas, casacos, trenchcoats e mais um tanto de produtos estampados com bolinhas! A previsão é que desembarque ainda em Agosto no Brasil.

Coleção Infinitely Kusama

Detalhe: durante a pesquisa para o post fiquei sabendo que uma instalação da artista já foi exposta em Inhotim, mais precisamente no Centro Educativo Burle Marx, onde 500 esferas de aço inoxidável ficavam flutuando sobre o espelho d'água. Só aumentou a vontade de conhecer esse lugar!  

Inhotim

Nenhum comentário:

Postar um comentário